Apresentamos agora outras 6 dicas de Neal Whitten sobre liderança.

Neal Whitten, Project Manager Professional, é presidente do grupo Neal Whitten que oferece consultoria e trainamentos voltados para gestão de projetos. Whitten também é o autor do livro No-Nonsebse Advice for Succesful Projects. O autor contribui com artigos para a revista PMNetwork e, na edição de outubro da publicação, escreveu um texto* com dicas sobre liderança, comentando frases de autores e jornalistas.

* O texto de Whitten está originalmente em inglês e foi traduzido.

7. A grama não é sempre mais verde do outro lado da cerca. O grama é mais verde onde é regada. Quando caminhar por entre as cercas leve sempre consigo um regador e molhe a grama nos lugares onde estiver. Robert Fulghum, autor.

Se você está descontente com o progresso do seu projeto ou com a infraestrutura e processos, trabalhe essas questões. Não espere até o próximo projeto ou empresa. Seja o catalisador da mudança.

8. A pessoa é responsável pela sua própria motivação. Você, no entanto, é responsável por criar um ambiente de trabalho no qual as possas possam se motivar. Paul Falcone, autor.

Não assuma responsabilidade pelas atitudes do seu time ou de stakeholders, isto é trabalho deles. Mas nutra um ambiente que gere sucesso. Crie um ambiente produtivo e seguro onde as pessoas tenham desejo de sair de suas casas e estar ali trabalhando e fazendo a diferença.

9. Ao final do dia, você deveria “passar vídeos” do seu desempenho. O resultado deve deixá-lo contente ou encorajá-lo. Jim Rohn, coach motivacional.

Você está cometendo os mesmos erros repetidamente? E os membros do seu time? Olhe as conquistas de cada dia bem como as oportunidades perdidas e aplique as lições aprendidas no dia seguinte.

10. Pedir ajuda não significa que somos fracos ou incompetentes. Normalmente indica que um nível avançado de honestidade e inteligência. Anna Wilson Schaef, psicoterapeuta e escritora.

Em um mundo dinâmico e competitivo como o de hoje, precisamos uns dos outros mais do nunca. Encoraje os membros do seu time a pedir ajuda quando preciso e faça o melhor para estar acessível a eles.

11. Eu, particularmente, estou convencido que o melhor pensamento na área de gestão do tempo pode ser capturado na seguinte frase: organize e execute dentro das prioridades. Stephen R. Covey, autor e consultor em gestão.

Determine as três principais prioridades ao início de cada dia. Elas definem seus valores, suas contribuições e sua carreira. Então trabalhe para resolvê-las ao longo di dia.

12. Liderança não tem relação com a habilidade das pessoas ao seu redor e sim com a com a sua capacidade de liderar independentemente do que está acontecendo ao seu redor. Neal Whitten.

Líderes efetivos se fazem presentes ao invés de procurar por desculpas. O caos ao seu redor não importa, mas como você lida com ele.