Neal Whitten, Project Manager Professional, é presidente do grupo Neal Whitten que oferece consultoria e trainamentos voltados para gestão de projetos. Whitten também é o autor do livro No-Nonsebse Advice for Succesful Projects. O autor contribui com artigos para a revista PMNetwork e, na edição de outubro da publicação, escreveu um texto* com dicas sobre liderança, comentando frases de autores e jornalistas.  O artigo contém 12 dicas. Hoje veremos 6 delas e amanhã as outras 6.

* O texto de Whitten está originalmente em inglês e foi traduzido.

A liderança que você demonstra a cada dia vai delineando a sua carreira, mas precisamos de um lembrete de vez em quando. Aqui estão 12 “pontos” que podem ajudá-lo no seu dia-a-dia, na sua profissão e em seus projetos.

1. Todos nós temos o poder de direcionar nossas vidas pelas escolhas que fazemos ou deixamos de fazer.  Enquanto, algumas vezes, é mais fácil acreditar que você não tem escolha, a realidade é que você sempre tem a escolha de se comportar de forma diferente. Francine Ward, business leader.

O sucesso do seu projeto está diretamente ligado às suas ações.  Você decide se um projeto sólido está sendo criado, se reuniões estão sendo feitas de forma eficiente e se os problemas estão recebendo a atenção devida.

2. Não posso lhe dar uma fórmula mágica para o sucesso, entretanto posso lhe dar uma fórmula para o fracasso. Tente agradar a todos todo o tempo. Herbert Bayard Swope, jornalista.

Não troque integridade por popularidade. A questão não é ser querido, é fazer o que é certo.  Não atrase ou deixe de tomar uma atitude sobre determinado assunto porque alguém ficará magoado. Trabalhe com as pessoas, escute o que elas têm a dizer, negocie – mas é importante que você tome decisões baseadas no que é melhor para o negócio.

3. Acredite em você! Tenha fé em suas habilidades! Sem deixar a humildade de lado, mas com confiança em seus poderes, você não consegue ser bem-sucedido ou feliz. Norman Vincent Peale, autor.

A confiança e a força necessárias vêm de você e não dos outros. Seu time espera que você lidere; eles absorvem energia e inspiração de você. Ser um líder pode ser solitário algumas vezes, contudo é preciso aprender a se sentir confortável em tomar decisões que visam atender as necessidades do negócio e do projeto.

4. As pessoas vão esquecer o que você diz. As pessoas vão esquecer o que você fez. Mas nunca vão esquecer como você as fez sentir. Maya Angelou, autora.

Trate as pessoas com respeito e dignidade. Mostre aos membros do time que você os aprecia. Inclua o time na resolução de problemas do projeto e reconheça as contribuições. Não se esqueça de celebrar as metas alcançadas.

5. Se você escutar seus medos, você irá morrer sem saber a ótima pessoa que poderia ter sido. Robert H. Schüller, autor.

Melhor que ficar com medo e tentar evitar o conflito, é encará-lo de frente, amenizá-lo e seguir em frente.

6. A grande descoberta da minha geração é saber que o ser humano pode alterar sua própria vida alterando suas atitudes. William James, filósofo e psicólogo.

Assuma suas atitudes. Como líder, sua atitude tem impacto direto nas atitudes dos membros do time, stakeholders e patrocinadores. Escolha sabiamente suas palavras e ações.