Estas dicas foram retiradas do site ysn.com que trabalha com planejamento de carreira e talent development. O post enumera algumas vantagens de se trabalhar em uma startup no âmbito pessoal e profissional.

 

Trabalhar em uma startup pode ser umas das experiências mais emocionantes e repletas de adrenalina que você já vivenciou. Oportunidades de crescimento não faltam. Nada é imutável e o céu é o limite. Aqui estão 10 motivos para você trabalhar em uma startup.

 

1. Familia: Em uma empresa desse gênero, você desenvolve laços com os colegas que vão além da parte estritamente profissional. Estas pessoas são suas amigas, sua família. Você depende destas pessoas. Você fica preocupado com a família dos seus colegas também. Todos estão trabalhando para um objetivo comum e todos vocês vão compartilhar as recompensas.

2. Orgulho: Sua empresa pode ser reconhecida como a melhor do mundo. Mesmo se isso não acontecer, você pode ter orgulho em ter assumido esse risco, em criar algo do zero. Você está produzindo o seu melhor trabalho, assumindo riscos e rompendo barreiras.

3. Compensação: Você está construindo o alicerce para o sucesso. Startups são sobre o futuro, ao invés do presente. Elas não têm, geralmente, muitos recursos financeiros. Você pode receber opções de ações em vez de um grande salário. Você pode ser capaz de realizar tarefas virtualmente poupando, assim, dinheiro. O futuro ainda não foi escrito.

4. Definindo Padrões: Você define as normas. Você define as políticas.Você está criando uma cultura corporativa pedaço por pedaço.

5. Variedade: O grupo de trabalho de uma startup é geralmente pequeno, logo todos precisão ser multi-função. Um dia você pode estar encarregado de alguma tarefa de finanças e no outro dia você pode participar de um brainstorm para estratégia de marketing.

6. Criatividade: Startups atraem pessoas criativas e que assumem riscos. Este ambiente é propício para o desenvolvimento de ótimas idéias, pois oferece a colaboração de pessoas de diferentes áreas.

7. Crescimento: A possibilidade de crescimento e mobilidade é maior.

8. Desafios: Grandes empresas têm desafios, mas geralmente estes desafios são resolvidos pelos CEOs ou gerentes. Em uma startup, você é a autoridade superior. Você precisa ser melhor do que a concorrência. Você deve ultrapassar seus próprios limites a cada dia.

9. Aprendizado: Você aprende coisas novas todos os dias. Novos processos são criados. Você está partindo do zero e criando novas práticas. Cada mudança traz novas oportunidades de aprendizado.

10. Responsabilidade: Como muitas vezes você precisa trabalhar em diferentes “departamentos” da startup, você também será responsável por responder por estes departamentos, além de tomar decisões sobre estratégias e práticas.