Este artigo foi retirado do site ReadWriteWeb

Você pode estar convencido de que está para criar um negócio matador, mas se não testar a sua ideia de negócio antes de lançá-la pode encontrar muitos problemas pela frente. Mesmo que o feedback de clientes em potencial seja completamente positivo, você sempre pode aprender algo que melhore o seu produto e facilite a venda do mesmo.

A importância da Pesquisa de Mercado

Antes de tomar medidas drásticas para começar um negócio, peça opiniões a alguns clientes em potencial sobre seus produtos ou serviços. Pergunte se eles comprariam no preço que você pensou inicialmente, em caso afirmativo, o que eles comprariam e quando. Pergunte a eles os pontos positivos e negativos de seus concorrentes, isso sim poderá ajudá-lo com informações importantes.

Receber um feedback antes do lançamento permite que você faça alterações (grandes ou pequenas) para que seu serviço ou produto esteja mais próximo de atender a demanda do mercado. É mais fácil fazer alterações antes de começar o seu negócio oficialmente com o resultado de sua pesquisa de mercado, em vez de mais tarde tentar convencer as pessoas a comprar algo que eles não queiram, o que dificilmente funciona.

Pesquisa de Mercado Simples e de Baixo Custo

Poucas empresas de pequeno porte precisam pagar por pesquisas profissionais de mercado. Há muitos testes simples e de baixo custo que você pode realizar. Por exemplo, se você deseja abrir uma loja e precisa saber quantas pessoas passam pelo local, basta ficar no lugar escolhido e tomar notas. Repita o exercício em diferentes partes do dia e da semana para obter uma estimativa real. Aborde educadamente as pessoas. Diga-lhes que você deseja abrir uma loja na região e pergunte a elas o que elas gostariam que você vendesse, que tipo de comércio faz a maior falta por ali. Não se esqueça de descobrir o que eles pensam sobre o preço previsto.

Se o seu negócio é mais específico, entre em contato diretamente com o público-alvo. Se você pretende vender para outras empresas, tente conseguir reuniões com representantes delas, para que você possa lhes dizer sobre o seu novo negócio e os benefícios que podem ser oferecidos a eles. Lembre-se da importância de perguntar sobre seu preço. Seus produtos e serviços podem ser excelentes, mas se as pessoas não podem pagar o seu preço ou simplesmente não aceitam pagar, o seu negócio provavelmente irá quebrar.

Lidando com o Feedback Positivo e Negativo

Se as respostas das pessoas forem positivas, muito bem. Talvez você tenha uma boa ideia para um negócio, embora não haja garantias. Não ignore respostas negativas se elas forem bem fundamentadas e não dê desculpas caso seja criticado. Escute os comentários e aja sobre eles sempre que necessário.

Fale com uma amostra representativa dos clientes em potencial, não apenas com amigos e família. Dependendo do seu tipo de negócio, você pode ter que fazer isso em momentos diferentes, em dias diferentes e talvez até mesmo em locais diferentes.

Ponderando a Competição

Você também precisa descobrir o que os seus concorrentes oferecem, quando, onde, como e a que preço. Depois você pode descobrir se pode ou não competir neste mercado.

Para isso você pode precisar dar umas voltas na área onde você pretende abrir o negócio. Você pode até se passar por cliente, visitar as instalações de seus concorrentes e ver de perto o que eles oferecem. Você pode vasculhar os sites dos concorrentes, procurar por informações sobre as empresas, inclusive sobre os preços. Você pode conferir também em jornais locais, mas uma busca online pode ser mais rápida e eficiente. Se você já possui alguns contatos, use-os também.

O trabalho da pesquisa de mercado não está completo até que você tenha confiança no âmbito e nas informações que encontrou. Quanto mais informações você juntar, menor a probabilidade de você montar um negócio com tendências ao fracasso.