No evento promovido pela IAB Brasil sobre 15 anos da internet no Brasil  (15 anos de internet – não dá pra viver sem)foi divulgada pelo IBOPE/Nielsen uma pesquisa sobre o comportamento dos internautas brasileiros. Vamos mostrar alguns destaques desta pesquisa

Em Jan/10, a população brasileira de internautas foi a campeã de horas online/mês. Passou mais de 45 hrs conectada, demonstrando um nível de engajamento maior que europeus e norte-americanos. Em segundo lugar ficou o Reino Unido ( 43hrs), seguido dos Estados Unidos  (40hrs).

Em termos econômicos, a classe C,D e E foi a que mais cresceu em penetração na web.

A pesquisa do Ibope também revelou o horário que os internautas mais utilizam a web. O pico de trafego vai entre as 11h e às 18h. Há um equilíbrio entre o local de acesso. A maioria dos entrevistados acessa a internet de casa ou do trabalho.

Quanto a idade, 25% dos usuário têm entre 35 e 49 anos, enquanto 23%  possui entre 25 e 35 anos.  Internautas com mais de 50 anos ocupam o 3° lugar com 15% dos acessos.Destes usuários 52% é do sexo masculino e 48% é do sexo feminino.

O acesso à internet tende a continuar aumentando e algumas características já começam a tomar forma. Por exmplo, de acordo com pesquisa apresentada pela empresa Huawei, a banda larga móvel no Brasil cresceu 17% no último trimestre, com dois milhões de novos usuários e um total de 13,9 milhões de acessos. A cobertura de banda larga móvel no país já atinge 13,3% dos municípios, estando disponível para 65,2% da população.


No próximo post, dados sobre o coméricio online … aguarde!