Este é o 36 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o primeiro texto do módulo VI – Risco, Retorno e Projeto do Produto  – seção I Technology Ventures – From Idea to Enterprise e foi extraído do livro

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo VI –
Risco, Retorno e Projeto do Produto

ENCONTRANDO APLICAÇÕES PERTURBADORAS

Uma aplicação perturbadora é um produto novo que cria uma categoria totalmente nova e domina esta categoria [Downes e Mui, 1998].

Os empreendedores necessitam distinguir uma possível aplicação perturbadora para o produto de sua empresa start-up. Aplicações muito perturbadoras trazem valor significativo para um produto.

Em uma economia capitalista, o sucesso está ligado à habilidade de antecipar e atender às necessidades e desejos dos clientes difíceis de serem previstas, e os empreendedores de maior sucesso são aqueles que fazem isto da melhor forma.

Na pesquisa por aplicações perturbadoras, as pessoas procuram freqüentemente por atributos que atrairão o usuário para o novo produto. Outra abordagem é reconhecer que os clientes “alugam” um produto ou serviço visando a realização de um trabalho específico.