Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 34 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o primeiro texto do módulo VI – Risco, Retorno e Projeto do Produto  – seção I Technology Ventures – From Idea to Enterprise e foi extraído do livro

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo VI –
Risco, Retorno e Projeto do Produto

EFEITOS DE REDE E RETORNOS CRESCENTES

Economias de rede aparecem em ramos de negócios onde uma rede de produtos complementares é um fator determinante da demanda (também chamada de efeitos de rede).

Retornos crescentes significam que os benefícios marginais de uma mercadoria ou de uma atividade crescem com a quantidade total de mercadoria ou atividade consumida ou produzida [Van den Ende e Wijaberg, 2003]. Na teoria, a empresa que tiver um produto de sucesso, tornando-se cada vez mais um padrão para o seu setor de negócio, experimentará crescentes retornos na medida em que a quantidade vendida for crescendo.

Em geral, produtos baseados no conhecimento apresentam retornos crescentes. Os custos iniciais de desenvolvimento são altos, mas os custos subseqüentes de produção por unidade são baixos. Os produtos baseados em conhecimento também produzem conseqüências, ou seja, quanto mais as pessoas utilizam tais produtos, mais valiosos eles se tornam