Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 33 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o primeiro texto do módulo VI – Risco, Retorno e Projeto do Produto  – seção I Technology Ventures – From Idea to Enterprise e foi extraído do livro

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo VI –
Risco, Retorno e Projeto do Produto

ESCALA E ESCOPO

A escala de uma empresa é a extensão da atividade da mesma, descrita por seu tamanho.

Escalabilidade refere-se ao quanto uma empresa pode crescer em várias dimensões para poder fornecer mais serviços. As medidas de escalabilidade incluem volume ou quantidade vendida por ano, faturamento e quantidade de clientes. Os empreendimentos facilmente escaláveis são muito atrativos, mas os empreendimentos difíceis de crescer são muito menos.

Capacidade é a habilidade de agir ou fazer alguma coisa. Uma empresa que pode aumentar rapidamente sua capacidade é reconhecida como sendo facilmente escalável. Capital de giro de uma empresa é o resultado do cálculo dos ativos menos as responsabilidades correntes.

A habilidade de uma empresa nova crescer será influenciada pelo seu acesso a novos capitais e ativos. A gestão da empresa para a escalabilidade é importante para seu sucesso. Para antecipar-se ou igualar-se aos concorrentes, uma empresa deve procurar antever os aumentos na demanda e mover-se rapidamente para ser capaz de atender à nova demanda prevista. Esta estratégia pode ser arriscada visto que envolve o investimento em recursos antes da real extensão da demanda ser verificada. O custo total, CT, de produção de uma unidade pode ser descrito como:

CT = CF + CV

onde CF é o custo fixo que não varia com a quantidade produzida e CV o custo variável, que varia com a quantidade produzida.

A vantagem dos negócios baseados em talentos tais como as empresas de consultoria é que os recursos financeiros requeridos pelas start-ups são limitados. Uma empresa é escalável na medida em que novos talentos para a expansão podem ser recrutados, mas não existe a necessidade de uma economia de escala. A vantagem de uma empresa baseada em uma mistura de talentos e ativos físicos é que ela pode se expandir desde que possa assegurar os recursos financeiros necessários. Um negócio baseado em ativos físicos como uma empresa siderúrgica, deve assegurar novas fábricas e equipamentos na medida em que for crescendo, requerendo infusão de capital. Uma empresa baseada em informação deve investir recursos financeiros para criar um software ou um filme. Ela possui custos variáveis baixos e alta economia de escala.

O escopo de uma empresa é a gama de produtos oferecidos ou os canais de distribuição utilizados (ou ambos). A economia de escala e o escopo tendem a reduzir o custo unitário.