Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 30 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o quinto texto do módulo V– Tecnologia, Inovação e Timing  – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo V –
Tecnologia, Inovação e Timing


EMPREENDIMENTOS DE NOVAS TECNOLOGIAS


Continuamente uma nova tecnologia se torna disponível para os empreendedores, mas uma aplicação economicamente viável não é óbvia. Esta nova tecnologia se torna viável se torna disponível a partir de descobertas tecnológicas ou novas invenções. Empreendedores acreditam que esta nova tecnologia pode oferecer uma boa oportunidade de negócio. Todavia, não está bem claro exatamente qual, se alguma, aplicação será economicamente viável. Muito comumente vemos tecnologias buscando por problemas, oportunidades de mercado. Muitas vezes nem a empresa pioneira nem a que possui a melhor tecnologia é a vencedora. Normalmente a empresa que encontra a melhor aplicação para a tecnologia é a que obtém sucesso.

Os elementos de uma estratégia inovativa atraente é demonstrado na tabela 5.5. Todo novo negócio deve ter um mercado definido, um ou dois benefícios, um curto período de payback e vantagens competitivas exclusivas.

Uma forma de se descrever uma potencial aplicabilidade é usar o modelo mostrado na tabela 5.6. A nova tecnologia é brevemente descrita e as suposições chaves são listados. Então as competências fundamentais requeridas para o negócio são descritas. Finalmente as possíveis aplicações são listadas. A tabela 5.6 mostra o sumário de dois possíveis novos negócios.

Exemplos de novas tecnológicas que tem boas perspectivas de achar boas oportunidades de negócios são: semicondutores, genoma, stent e tecnologia wireless.

Todas as etapas de geração de tecnologias inovadoras de sucesso podem ser transportadas em quatro passos como mostrado na figura 5.11.