Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 29 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o quarto texto do módulo V– Tecnologia, Inovação e Timing  – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo V –
Tecnologia, Inovação e Timing

CRIATIVIDADE, INVENÇÃO E INOVAÇÃO

Criatividade leva a criação de invenções que por sua vez possibilita a criação de Inovações. Criatividade é a capacidade de usar a imaginação para desenvolver novas idéias, novas coisas e novas soluções. Pensamento criativo é uma competência necessária para a maioria dos novos empreendimentos atigirem o sucesso, e os empreendedores buscam por capital humano criativo para compor suas equipes.

Uma empresa criativa é baseada em seis fontes de recursos como mostra a tabela 5.4. Para criar alguma coisa nova é necessário o conhecimento sobre o universo que rodeia a tecnologia e as áreas de domínio tecnológico. Exemplos de áreas de domínio tecnológico são as ciências, engenharia e o marketing.

Tabela 5.4 Seis recursos para uma empresa criativa.

  • Conhecimento nos campos e domínios requeridos: conhecer o que é novo.
  • Motivação para a ação.
  • Habilidade intelectual de reconhecer conexões, redefinir problemas e antever e analisar possíveis idéias e soluções práticas.
  • Personalidade orientada para a oportunidade e abertura para mudanças.
  • Pensamento criativo sobre o problema de novas formas.
  • Compreensão contextual que apóia a criatividade e mitiga os riscos.

O processo do pensamento criativo é mostrado na figura 5.10. Ele começa com a descrição do problema e a observação e estudo do mesmo durante o processo de incubação. Após estas etapas realiza-se brainstorming intuitivo que levam ao surgimento de insights que podem ser avaliados e testados. Finalmente um protótipo é realizado e mostrado para os potenciais consumidores. Esta etapa pode levar a uma reformulação das questões ou do problema e iniciar um segundo ciclo do processo de pensamento criativo.