Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 25 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o sexto texto do módulo IV– Criando uma estratégia  –seção I e foi extraído do livro “ Technology Ventures – From Idea to Enterprise”

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo IV – Criando uma estratégia

COMBINANDO TÁTICAS PARA MERCADOS

Uma primeira abordagem deve ser baseada no estabelecimento e na defesa de uma posição no seu ramo de negócio. O objetivo é posicionar a empresa de forma que suas capacidades forneçam a melhor defesa contra as forças da concorrência da figura 4.3 [Porter, 1998]. Adicionalmente, a abordagem de posicionamento pode ser defendida, tomando a seis forças da figura 4.3 e respondendo a elas.

O segundo método foca-se nos recursos, tais como patentes e marcas e tenta alavancar tais recursos em relação àqueles dos concorrentes.


Tabela 4.8 Regras simples para mercados emergentes.

Regras Propósito Exemplo
Fronteira Estabelecer que oportunidades podem ser perseguidas Regra de aquisição da Cisco: não mais de 75 funcionários em uma empresa adquirida
Prioridade Ranquear as oportunidades possíveis Retorno esperado do investimento
Timing Sincronizar a seleção de oportunidades com as condições da empresa Quando o produto deve ser entregue
Saída Saber quando se retirar de oportunidades Saída de membro chave da equipe

A tabela 4.9 resume dois fatores chave para determinação de uma estratégia de sucesso:
1. Competência específica relacionada com o ramo de negócios; e
2. Nível de rivalidade competitiva existente no ramo de negócios [Shepard, Ettenson e Crouch, 2000].

O que foi estabelecido pelos capitalistas empreendedores que participaram de um estudo de Shepard, pode ser resumido em: a estratégia mais atrativa é conduzida por uma equipe que tenha forte competência em um ramo de negócios que não tenha apresentado ainda intensas rivalidades. Esta circunstância costuma ser o momento mais favorável para entrar em um negócio.

O sucesso de um novo empreendimento surge, em parte, da adaptação das competências diferenciadas da equipe empreendedora aos principais requisitos dos fatores de sucesso do ramo de negócio. Quanto maior a adaptação melhor a vantagem competitiva. A vantagem competitiva será sustentável se as competências do empreendimento se completarem e combinarem com os requisitos em mutação do ramo de negócio. Adicionalmente, é importante construir alianças com stakeholders críticos tais como fornecedores ou distribuidores, criando assim barreiras para novos estreantes.

Cada estratégia de negócios será única se tiver uma combinação única de recursos, contexto, objetivos, competências e valores organizacionais. O potencial de diferenciação da estratégia de uma empresa pode ocorrer também junto com uma parte selecionada da seqüência de consumo da figura 4.6 [McGrath, 2001]. Métodos, ferramentas ou arranjos únicos podem ser usados em cada passo da seqüência. Todo novo empreendimento de tecnologia deveria olhar para a seqüência de consumo e decidir onde pode diferenciar seu produto ou serviço.

Tabela 4.9 Fator determinante para uma estratégia bem-sucedida, em ordem de prioridade.

1               Competências relacionadas com a indústria: competências distintivas
2               Rivalidade competitiva: baixa rivalidade na indústria
3               Data de entrada: entrada na indústria hora adiantada com o tempo adequado
4               Capacidade de ensino: capaz de obter os conhecimentos habilidades e recursos necessários para superar a ignorância do mercado
5               Prazo de entrega: tempo significativo entre a entrada do pioneiro e do aparecimento do primeiro seguidor