Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 24 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o quinto texto do módulo IV– Criando uma estratégia  – seção I e foi extraído do livro “ Technology Ventures – From Idea to Enterprise”

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo IV – Criando uma estratégia

ATINGINDO UMA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL

Uma competência diferenciadora ou ímpar é um ponto forte incomparável que uma empresa pode usar para atingir condições operacionais superiores que levam a uma vantagem competitiva muito forte. Uma análise SWOT ajuda o empreendedor a identificar esta competência ímpar. A competência ímpar de uma empresa surge de suas capacidades e recursos, como mostra a figura 4.6. Os recursos são financeiros, humanos, físicos e organizacionais e incluem patentes, marcas, know-how, fábricas e equipamentos e capital financeiro. As capacidades de uma empresa incluem habilidades, métodos e processos de gestão. É a utilidade das capacidades e dos recursos usados de uma forma coordenada que conduz às competências diferenciadoras. Uma empresa deve ter:

1. Um conjunto valioso de recursos e a capacidade de explorar tais recursos, ou
2. Uma capacidade ímpar para gerenciar recursos triviais.

Conforme mostrado na figura 4.5, uma empresa usa suas competências ímpares para gerenciar sua inovação, sua eficiência, a qualidade de seus produtos, as relações com os clientes e as relações com os fornecedores visando diferenciar seus produtos e gerenciar seus custos. Um empreendimento de tecnologia trabalha para produzir um produto de alta qualidade a baixo custo e que possua fatores diferenciadores únicos. As quatro formas mais comuns pelas quais uma empresa pode se distinguir de seus concorrentes são: diferenciação, custo, diferenciação combinada com custo e nicho, como resumido na tabela 4.6.


Tabela 4.6 Quatro tipos comuns de estratégias e suas características

Tipos de estratégia
Fator Diferenciação Baixo Custo Diferenciação de custo Nicho
Competências distintivas Inovação e relacionamento Processos,  logísticas Inovação e processos Relacionamentos
Diferenciação do produto Alta Baixa Media Media
Segmentação de mercado Vários segmentos Mercado de massa Vários segmentos Um ou dois segmentos
Exemplos Intel

Microsoft

RadioShack

Wal-Mart

Dell

Southwest Airlines

Getty Images

Incyte

Empreendimentos de nicho freqüentemente requerem menos capital e atingem sucesso financeiro mais rapidamente. Tipicamente, um nicho de negócio é muito pequeno para o fornecedor de mercados de massa e, assim, a competição é baixa. Um nicho pode ser geográfico ou um segmento de produto ou de preço. Nichos de negócios começam tipicamente em um segmento de mercado e com base em uma competência essencial bem focada e boas relações com os clientes e fornecedores.


Tabela 4.7 Três tipos de táticas competitivas

Posição Recurso Emergente
Acesso Estabelecer uma posição e defendê-la Alavancar recursos, tais como marcas, patentes ou ativos Buscar oportunidades emergentes
Questões básicas da empresa Onde devemos estar? O que devemos ser? Qual será nosso próximo passo?
Passos básicos Identificar um mercado atrativo

Localizar uma posição defensiva, fortificá-la e defendê-la

Adquirir recursos únicos e valiosos Escolher um ou dois processos estratégicos essenciais e utilizá-los como guia para o próximo passo
Trabalha melhor em Mercados bem conhecidos e com mudanças lentas Mercado bem conhecidos e com mudanças moderadas Mercados desconhecidos e em rápidas mudanças
Duração da vantagem competitiva Relativamente longa (3 a 6 anos) Relativamente longa (3 a 6 anos) Período curto (1-3 anos)
Risco ou dificuldade Dificuldade de mudança de posição Dificuldade de criar novos recursos caso necessário Dificuldade de escolher as melhores oportunidades
Objetivo de desempenho Rentabilidade Dominância do longo prazo Crescimento e rentabilidade