Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 22 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o terceiro texto do módulo IV– Criando uma estratégia  – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo IV –
Criando uma estratégia


PONTOS FORTES E OPORTUNIDADES – A ANÁLISE SWOT

Uma nova empresa deve se concentrar em uma oportunidade atraente selecionada usando-se a tabela 2.9. Assim, uma estratégia aponta para os quatro aspectos do cenário onde a empresa opera:

1. Seus pontos fortes;
2. Seus pontos fracos;
3. Suas oportunidades; e
4. As ameaças em seu ambiente de competição.


Tabela 4.4 Analise de SWOT da Southwest Airlines

Organização (Interno) Ambiente (externo)
1         Pontos Fortes

  • Pilotos e tripulações de vôo e de solo altamente produtivos,
  • Baixos custos.
1         Oportunidades

  • Capacidade de adicionar os vôos regulares para novas cidades.
  • Preços baixos permitem o crescimento da participação no mercado
2         Fraquezas

  • Incapacidade de fornecer viagens diretas de longa distância.
2        Ameaças

  • Incapacidade de assegurar novos portões nos aeroportos.
  • Competição com rivais de baixo custo como a Jetblue.

Os pontos fortes de uma empresa são seus recursos e competências. Seus pontos fracos são as limitações de organização e a falta de recursos ou competências. As oportunidades são as chances de sucesso com um novo produto ou uma nova entrada em seu ramo de negócio. As ameaças são as ações ou eventos no ambiente competitivo fora de seu controle.

Podemos examinar as oportunidades em três dimensões como mostrado na figura 4.4, produto, clientes e abordagem. Talvez a estratégia mais segura seja levar os novos produtos aos clientes já existentes via canais de distribuição também existentes e utilizando abordagens já conhecidas. Podemos chamar isto de as três dimensões: produtos, clientes e abordagem [Black e Gregersen, 2002]. Abordagem é o método ou forma de levar o produto ao cliente. A estratégia mais arriscada seria um novo produto levado a novos clientes via uma nova abordagem. A amazon.com começou vendendo livros (produtos existentes) para leitores (clientes existentes) utilizando uma nova abordagem – online.