Este texto foi traduzido do site interactive.com e mostra dicas importantes para as empresas que querem se destacar no mercado e ter vantagem competitiva. Responda as perguntas  e veja como está sua empresa.

Um pouco de competição pode ser uma coisa saudável. Também pode ser dispendioso e desastroso se você não estiver no mesmo nível de outras organizações em seu ramo. Como você lida com a concorrência pode ser um link direto para o sucesso ou o fracasso de sua empresa. Você pode, entretanto, aumentar significativamente as chances de chegar ao topo, criando uma vantagem competitiva.

Tendo uma vantagem competitiva significa possuir uma vantagem sobre seus concorrentes. Antes que você possa identificar com exatidão a concorrência, é fundamental definir e analisar o seu mercado-alvo. O que você está vendendo e para quem? Em seguida, faça uma lista das empresas tentando fazer o mesmo. Quais são seus pontos fortes e fracos? Suas estratégias e objetivos? O que os destaca?

Se você não tiver essa informação vital, precisa obter rapidamente. Você não deve temer seus competidores, mas deve descobrir quem são e o que os torna atraentes para os clientes atuais e potenciais. Avaliando seus concorrentes de forma aberta e honesta irá desempenhar um papel chave para ajudar você a desenvolver uma vantagem competitiva.

Lembre-se, empresas vencedoras não são bem sucedidas por acidente, embora muitas vezes pareça que sim. Um olhar mais atento revela geralmente que a maioria analisou muito bem seus mercados-alvo e focou em uma abordagem única para atender às necessidades, valores e expectativas de seus clientes. Através de considerações importantes, como localização, produtos, serviços e funcionalidades do produto, essas empresas têm alguma forma encontrado uma nova forma de oferecer incentivos de compra que as empresas similares não podem ou não oferecem.

Depois de ter desenvolvido uma vantagem competitiva, a manutenção será um desafio diário. Isto irá exigir que você olhe em sua bola de cristal e tente prever aonde estarão as tendências e mudanças em sua indústria, e o que a sua empresa pode fazer para permanecer à frente do jogo. Isto vai exigir que você monitore continuamente seus concorrentes e seus planos futuros.Você também vai precisar reconhecer que com o passar do tempo as necessidades dos clientes podem mudar devido a uma variedade de circunstâncias. Sua empresa deve ser flexível e estar disposta mudar também.

As perguntas seguintes são projetadas para ajudar a determinar se sua empresa tem uma vantagem competitiva:

* Tenho claramente definidos minha empresa e seu mercado-alvo?
* Quem são meus concorrentes?
* Qual é a estratégia da minha empresa, tenho um plano claro para o sucesso?
* Eu regularmente pesquiso e acompanho meus concorrentes?
* Tiro vantagem dos pontos fracos da concorrência?
* O que aprendi com os erros dos meus concorrentes?
* O que eu aprendi com as fortalezas dos meus concorrentes?
* Eu aproveito as oportunidades competitivas?
* A minha empresa possui uma singularidade que facilmente a separa de meus concorrentes?
* Eu pagaria para usar o meu próprio produto ou serviço?
* Como meus preços se comparam com o resto do meu setor?
* Quem são os meus clientes?
* Tenho uma base de clientes leais?
* Sou sensível aos pedidos a necessidades dos meus clientes?
* Os meus funcionários são treinados para atender o cliente?
* Quais as tendências que vejo para o meu setor no futuro?
* Eu tenho as capacidades e recursos para competir no mercado nos próximos 5 ou 10 anos?
* Qual é a minha visão para a minha empresa de cinco a 10 anos a partir de agora?