Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 18 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o sexto texto do módulo III – Construindo uma vantagem competitiva – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo III –
Construindo uma vantagem competitiva


COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E VANTAGEM COMPETITIVA

As competências essenciais de uma empresa são suas competências e habilidades únicas. A capacidade é a competência da empresa ou das equipes da empresa para executar algum trabalho ou atividade. Empresas com competências essenciais que atendem àquilo que é efetivamente necessário para implementar seu modelo de negócio, têm maior probabilidade de serem bem sucedidas. È muito importante que as competências essenciais de sua empresa combinem com os requisitos de seu negócio. A competência essencial da Honda é a habilidade de projetar e construir máquinas de combustão interna de todos os portes. A competência essencial da Intel é a habilidade de projetar e fabricar circuitos integrados para computadores e sistemas de comunicação.

Nós nos preocupamos com as competências porque elas são a base da vantagem competitiva. As reais fontes de vantagem encontram-se nas competências de uma empresa. As competências essenciais incluem o aprendizado coletivo dentro da organização, a perícia de seu pessoal e sua capacidade de coordenar e integrar know-how e conhecimento proprietário, ou seja, seu capital intelectual e organizacional.

As competências essenciais fornecem acesso potencial a uma grande variedade de mercados. As competências essenciais são um manancial de novos empreendimentos de risco.

As competências essenciais de uma empresa são as capacidades valiosas e únicas que permitem à empresa implementar seu modelo de negócio e então fornecer um produto ou serviço col alto valor agregado para seus clientes. Estas capacidades únicas são raras, difíceis de imitar e difíceis de substituir.

As competências essenciais são dinâmicas por natureza fazendo parte integral do aprendizado organizacional da construção de competências. Estas capacidades distintivas são aquelas atividades que a empresa executa melhor do que seus concorrentes. Estas competências são o ativo crítico de um empreendimento tecnológico.

A competência essencial da Google é o projeto e operação de um software de dispositivo de busca. Ele é o dispositivo online de busca dominante. Tendo começado como uma ferramenta de busca para encontrar informação sobre diversos assuntos, ele tornou-se também uma ferramenta de busca e propaganda para pessoas que procuram um site de venda online.