Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 17 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o quinto texto do módulo III – Construindo uma vantagem competitiva – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo III –
Construindo uma vantagem competitiva


A INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIO EM MERCADOS DESAFIADORES

O colapso da estabilidade nos mercados é um desafio para que qualquer equipe de negócios mantenha seu lugar na lista de empresas de sucesso. A inovação no modelo de negócio é a capacidade de reformular os modelos de negócios existentes para que sejam capazes de criar valor para os clientes [Hamel, 2000].  Por exemplo, a Hewlett-Packard mudou seu modelo para tornar-se a primeira marca de impressoras de computador na América. A chave para o modelo de negócios da Hewlett-Packard é a consistência do produto e do serviço. A SouthWest Airlines tornou-se a líder do setor aéreo em lucro e retorno do investimento. A IKEA projetou um modelo de negócios de alto volume para venda de mobiliário doméstico acessível e bem projetado. A procura por um novo trabalho em outro estado ou país pode ser efetivada usando o site monster.com, que lista centenas de milhares de empregos por todos vários países do mundo. Todas estas empresas reestruturaram efetivamente seus modelos de negócio através do tempo, em resposta às mudanças do mercado.

Já que os concorrentes tentarão sempre imitar as melhores práticas dos líderes de mercado, um modelo de negócio ímpar, difícil de ser copiado deve ser frequentemente baseado em competência ou tecnologia únicas – ou ambas. O modelo de negócio da Dell é baseado em vendas diretas, produto customizado e um sistema de informação que permite que a Dell gerencie sua cadeia de suprimentos de forma eficiente. Como resultado a Dell tem um estoque médio para quatro dias, enquanto um concorrente típico teria um estoque para 40 dias.

A amazon.com começou como um vendedor de livros, mas, atualmente, ela parece uma Wall-Mart da Internet. Postos de gasolina evoluíram para lojas de conveniência, vendendo bebidas, produtos alimentícios, jornais e revistas e até combustíveis. O empreendedor dentro de uma empresa pode ajudar criar um novo valor para os clientes e um novo retorno para a empresa ao reconfigurar seu modelo de negócio antes dos concorrentes. Uma forma poderosa de encontrar um novo modelo de negócio é procurar insatisfações não declaradas e latentes dos clientes com as práticas atuais de negócio.