Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 14 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o segundo texto do módulo III – Construindo uma vantagem competitiva – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo III –
Construindo uma vantagem competitiva

A MISSÃO

A declaração da missão para um novo empreendimento descreverá, de forma mais completa, os objetivos e clientes da empresa, enquanto incorpora os princípios básicos da declaração da visão. A visão é uma imagem desejável do futuro enquanto a missão é a descrição do curso das ações para implementação da visão. A missão de uma organização é grandiosa e visionária: ela prevê uma teoria de mudança.

Os elementos potenciais de uma declaração da missão são mostrados na figura 3.3. A maioria das afirmações da missão contém somente alguns desses elementos.  Por exemplo, a declaração da missão da eBay é apresentada na tabela 3.4.

A maioria das declarações da missão é pequena – menos do que 100 palavras. A declaração da missão deve ser uma explanação concisa e clara do propósito, valores, produtos e clientes. A declaração da eBay descreve claramente sua missão. Um exemplo de uma declaração da missão concisa, mas ainda clara, para uma empresa eletrônica é:

“Nossa missão é projetar e fabricar dispositivos eletrônicos que atendam às necessidades da indústria aeroespacial de forma oportuna e a preços razoáveis.”

Uma boa declaração de missão pode ajudar a nivelar todos os stakeholders e fornecer uma base lógica para alocação de recursos. Se possível, a declaração da missão deve ser desenvolvida pela equipe empreendedora, junto com os demais empregados. A declaração da missão da Starbucks é mostrada na figura 3.3. Essa declaração é muito completa e descreve o seu compromisso com todos os stakeholders – clientes, empregados e comunidade. A declaração da missão da Symantec Corporation é apresentada na tabela 3.5. Esta declaração fala claramente para os clientes – A Symantec cria confiança.

Possíveis elementos de uma declaração de visão

  • Valores Fundamentais;
  • Consumidores e/ou Stakeholders;
  • Produtos;
  • Vantagem competitiva;
  • Valores oferecidos para o cliente;
  • Mercado ou indústria.

Declaração de missão do eBay

“Ajudamos as pessoas a comercializar praticamente tudo sobre a terra, eBay foi fundada com a convicção de que as pessoas são basicamente boas. Acreditamos que cada um de nossos clientes, quer seja um comprador ou um vendedor, é um indivíduo que merece ser tratado com respeito.

Nós continuaremos a melhorar a experiência do comércio on-line de todos – coletores, hobbistas, negociantes, pequenos negócios, requerentes de itens únicos, os caçadores de pechincha, vendedores oportunistas e browers. O crescimento da comunidade eBay vem da satisfação e da capacidade de exceder as expectativas dessas pessoas especiais.”

Declaração de missão da Symantec Corporation


“Na Symantec, sabemos o que acontece quando as pessoas têm a confiança para alcançar o seu melhor: nós ajudamos a tornar isso possível.

Nós somos o líder mundial em segurança da internet e nossa energia está exclusivamente dedicada a tornar o mundo conectado um lugar seguro. Quanto mais conectado o mundo se torna, mais essencial é o nosso papel em torná-lo um ambiente onde o comércio, cultura e idéias podem florescer.

Symantec é confiança.


Tabela 3.3 Possíveis elementos de uma declaração de missão

· Valores Fundamentais

· Consumidores e ou Stakeholders

· Produtos

· Vantagem competitiva

· Valores oferecidos para o cliente

· Mercado ou indústria

Tabela 3.4 Declaração de missão do eBay.

Ajudamos as pessoas a comercializar praticamente tudo sobre a terra, eBay foi fundada com a convicção de que as pessoas são basicamente boas. Acreditamos que cada um de nossos clientes, quer seja um comprador ou um vendedor, é um indivíduo que merece ser tratado com respeito.

Nós continuaremos a melhorar a experiência do comércio on-line de todos – coletores, hobbistas, negociantes, pequenos negócios, requerentes de itens únicos, os caçadores de pechincha, vendedores oportunistas e browers. O crescimento da comunidade eBay vem da satisfação e da capacidade de exceder as expectativas dessas pessoas especiais.