Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 13 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o primeiro texto do módulo III – Construindo uma vantagem competitiva – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo III –
Construindo uma vantagem competitiva


Um novo negócio deve ser definido pelos desejos e necessidades dos clientes que serão atendidos quando ele comprar um produto ou serviço. Para criar a teoria de um novo negócio, o empreendedor deve descrever, de forma convincente e clara, os clientes e suas necessidades e como o novo empreendimento atenderá tais necessidades. Para descrever o negócio, o empreendedor deve preparar uma série de declarações e proposições que capazes de delinear claramente o negócio.  Eles devem ser, finalmente, resumidos em um modelo das atividades e objetivos do negócio. Com base nas competências essenciais da organização acopladas ao modelo de negócio e aos recursos chave disponíveis, a empresa deve agir para tentar criar e reter uma vantagem competitiva sustentável. Os seis passos para projetar e criar uma teoria do novo negócio estão resumidos na figura 3.1.

A VISÃO

Assim que o empreendedor identificar uma oportunidade e decidir segui-la, o próximo passo é formular a visão. Uma visão é uma declaração inteligente e prospectiva do propósito que define o destino da empresa no longo prazo. Assim, se o empreendedor reconhecer uma oportunidade para satisfazer uma necessidade real dos clientes, ele deve descrever a visão de um empreendimento futuro que responderá eficazmente a esta oportunidade. A visão é uma declaração de insight, intenção, ambição e propósito. Ela deve refletir claramente a novidade da solução e a singularidade do comprometimento do empreendedor. Empreendedores de sucesso são capazes de comunicar para os outros sua visão e seu entusiasmo com a mesma. Uma visão geralmente constitui uma idéia nova sobre como atender ao mercado. A visão do McDonald’s: “refeições rápidas e a preços baixos em um local limpo para pessoas com pouca disponibilidade de tempo”. A visão da Google é: “pesquisa online que, com segurança, fornece resultados rápidos e relevantes”.

Uma visão sólida fornece a direção e mostra o caminho a seguir. A visão também motiva e influencia as decisões que são tomadas pelos membros da equipe. Uma visão clara pode unir e inspirar todo o pessoal de uma empresa. Uma boa visão é clara, consistente, única e significativa [Hoover, 2001]. Uma visão clara é também facilmente entendida. Uma visão consistente é aquela que não muda em resposta aos desafios e novidades diários. Uma visão confiável explica claramente o propósito da empresa. Lembre-se, uma boa oportunidade incorpora a resposta a um grande problema e mostra uma clara imagem de sua solução. Os quatro elementos de uma visão estão resumidos na tabela 3.1.

O propósito de uma empresa define o caráter duradouro da organização, mantido com consistência e entendido durante toda a vida da empresa. A visão fornece uma imagem clara do futuro para todos os interessados. A ideologia essencial é baseada nos valores essenciais da organização, tais como o respeito ao indivíduo.

A visão descreve um resultado específico desejado e promove ação e mudança. Ela serve como uma imagem de seu destino na medida em que a empresa caminha através de desafios e mudanças. Ela também fornece a base para uma estratégia. Uma visão é uma imagem desejável do futuro.

Tabela 3.1 Elementos de uma visão

  • Clareza: de fácil compreensão, com foco.
  • Consistência: mantém constante ao longo de um período de tempo, mas é ajustável as mudanças na sociedade.
  • Singularidade: especial para a organização.
  • Proposital: fornece o motivo para a criação do negócio.
  • Tabela 3.2 Exemplo de uma visão para uma empresa inovadora


    Nós nos esforçamos para preservar e melhorar a vida através da inovação de dispositivos biomédicos, apoiando, treinamento e inspirando nossos funcionários, de modo que a capacidade individual e a criatividade sejam liberadas e recompensadas. Nossa meta é ser líder em nossa industria em 2006 e ser amplamente conhecida no mundo.


    A declaração da visão da eBay é:

    “Nós ajudamos as pessoas a negociar praticamente qualquer coisa na terra por meio de um sistema online”.

    Os empreendedores necessitam criar uma visão compartilhada ou expressiva para seu empreendimento. Um diálogo sobre intenção e comprometimento ajudará a produzir um sentido compartilhado de urgência e importância para o empreendimento. A visão pode ser escrita como uma declaração e expressa verbalmente como uma história. A visão é usada como uma parte do plano de negócios e relatada frequentemente a potenciais membros da equipe ou investidores. As histórias desempenham um papel importante nos processos que permitem o surgimento de novos negócios (Lounsbury, 2001]. Estas histórias servem para legitimar os novos empreendimentos. Uma história é uma versão narrada da visão, apresentada de uma forma atraente. Ela ajuda a tornar um empreendimento novo ainda desconhecido mais familiar, compreensível e aceitável tornando-o, assim, mais legítimo para setores chave.

    As histórias contadas pelo empreendedor visam mostrar plausibilidade e construir a confiança de que o empreendimento pode ser bem sucedido. Para construir uma identidade que legitime um novo empreendimento, as histórias sobre empreendedorismo devem ter narrativa clara e ser compatíveis com as expectativas, interesses e agendas de potenciais stakeholders (Lounsburg, 2001].

    Os empreendedores necessitam aprender como contar a história sobre sua equipe e seu empreendimento, e explicar como seus produtos resolverão um problema. Sua visão do futuro deve prender o interesse de investidores e dos membros da equipe.

    Uma visão contada como uma história pode ajudar as pessoas a visualizar melhor o problema e a solução. A visão pode também ajudar as pessoas a responder de forma emocional e querer trazer mudanças úteis para a situação. A visão pode ser contada como uma história descrevendo um resultado potencial.