Quando falamos em desenvolver uma estratégia para ter um bom aproveitamento das oportunidades o primeiro elemento que devemos considerar é a busca pelas tendências mais importantes dentro do universo tecnológico e de mercado na qual nossa empresa esteja inserida. Esta matéria publicada em 2009 pela RWWBrasil, e que faz parte de uma série desenvolvida especificamente para abordar os temas mais críticos relacionados ao desenvolvimento de uma EBT chamado startup 101, trabalha com maestria sobre o tema o comparando ao ato de surfar. Segue abaixo a matéria na integra.

Macrotendências: Surfando a Onda Certa

Escrito em 04 November 2009 por Diego Gomes and Bernard Lunn

Surfar parece mais divertido que trabalhar, mas quando você pega a onda certa em uma tecnologia ou mercado, trabalhar fica tão prazeroso (ou quase) quanto surfar. Estas ondas são chamadas de macrotendências.

O mercado de tecnologia é caracterizado por macrotendências e microtendências. As ondas que mudam completamente o cenário e alteram as regras do jogo são as tendências macro. Microtendências são ciclos menores que recomeçam a cada nova onda. Escolher a macrotendência correta na qual você irá se aventurar é um dos fatores críticos para o sucesso da sua empresa.

E hoje, para surfar no mercado de tecnologia da web, você tem que pegar a onda do tamanho certo:

  • Um Tsunami só é bom para um empreendedor experiente e com bastante capital. São ondas enormes que demoram décadas para se consolidar. Pense na Internet, em energias alternativas ou medicamentos personalizados como alguns exemplos. Se você pegar um Tsunami muito cedo, provavelmente você será atropelado pelas ondas menores que o seguem. Se você pegar o final dele, você pode acabar se conseguindo uma conta bancária de 6 ou mais dígitos. Mas raramente alguém pega esta onda no início e a surfa até o final, apesar de existirem alguns cases clássicos: Bill Gates surfou o Tsunami da computação pessoal, e Jeff Bezos que surfou o Tsunami da internet. São apenas exceções que comprovam a regra.
  • Uma onda é o ideal. Ondas vem com Tsunamis. Com o Tsunami da Internet vieram, por exemplo: redes sociais, SaaS, blogs, vídeo online, busca, e muito mais.
  • Uma marola gera a expectativa de uma onda, mas morre antes que se possa surfar. É um hype, algo que surge, faz algum barulho, mas não muda as regras do jogo, ou não consegue um alcance representativo.

No início, é realmente difícil diferenciar uma onda e uma marola. Não existe fórmula mágica para se fazer isso. Se fosse fácil, todos surfariam nos mesmos lugares e não haveria novas possibilidades/oportunidades.

Então, Como Saber se Estou em uma Marola?

Para distinguir marolas de ondas é preciso mais que confiar em seu feeling e conhecimento como empreendedor. Geralmente, empreendedores são inquietos, se empolgam com facilidade e pensam que tudo que é novo é maravilhoso e excitante.

Toda essa energia e empolgação são necessárias para começar uma startup. Mas é importante parar, pesquisar e ouvir conselhos de outros profissionais, empreendedores, e conselheiros, para entender como eles pensam, o que eles pensam e quais as impressões deles sobre uma possível onda. Ver vários pontos de vista em diferentes setores permite que o empreendedor consiga ter uma boa noção do cenário “macro” e permite que ele consiga saber como aquela onda afeta os diversos mercados. Consequentemente consegue-se ao menos ter um embasamento para saber se ela é ou não uma boa opção para se investir.

Será que a Próxima Grande Onda está Logo Abaixo do meu Nariz?

Duas dicas, caso isso aconteça:

1.    Não trabalhe tão duro (o tempo todo) de maneira que você esteja ocupado demais para perceber quando a próxima onda bater na sua porta. Em alguns momentos você vai ter que deixar passar algumas oportunidades para manter seu foco e conseguir realizar seu projeto, mas não deixe que isso aconteça o tempo todo. Jamais entre tão de cabeça em uma possível onda de maneira que ela não lhe permita ver as demais possibilidades.

2.    Tente separar a mensagem do mensageiro. Isso requer uma grande capacidade de ouvir e também tempo e esforço. É sempre útil ouvir o que as pessoas tem a dizer, e você precisa guiar as conversas para chegar ao que você busca. Esta prática é muito útil, pois provavelmente seu time sabe algumas coisas sobre seu mercado ou sobre possíveis cenários que você ainda não descobriu. Novamente, observando múltiplos pontos de vista, conseguimos um conhecimento mais amplo do cenário.

Você é Capaz de Criar sua Própria Onda?

Não. Uma velha máxima do Vale do Silício é “você prevê o futuro o inventando”. Mas ninguém inventa ondas. Elas existem independentes de qualquer negócio ou empresa. Tudo que você pode fazer é inventar um produto que se aproveita de uma onda. Um exemplo: você pode inventar uma maneira melhor de entregar vídeo digital, mas não pode inventar o vídeo digital em si.

Além de saber pegar a onda certa, é preciso saber a hora de pular fora. Também é importante que você entenda a diferença entre as grandes ondas (macrotendências) e as microtendências (os ciclos dentro de cada onda).

Qual a Onda sua Empresa Surfa?

E sua empresa surfa em qual onda? Se não conseguir responder esta pergunta, agora é uma boa hora para reavaliar seu negócio.