Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o 12 artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o sexto texto do módulo II – As oportunidades e o sumário empresarial – seção I e foi extraído do livro  Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo II –
As oportunidades e o sumário empresarial

A HISTÓRIA DO NOVO EMPREENDIMENTO E SUMÁRIO
Uma vez que uma oportunidade de negócio tenha sido selecionada para execução, é importante preparar um sumário conceitual do novo empreendimento. Isso pode ser uma simples declaração do problema que o novo empreendimento vai resolver e como ele irá agir para resolvê-lo.

Uma história é uma narrativa de eventos reais ou imaginados. A história do novo empreendimento retrata um problema do negócio respondendo com um novo modo de resolver o problema. A história conta o objetivo do empreendimento, o desafio e a resposta da nova empresa. A criação da história é usada para comunicar verbalmente a idéia do negócio e a solução lucrativa para o problema. O investidor ou um novo membro da equipe será atraído por uma boa história. Os três elementos de uma história, sumarizados na tabela 2.15 são:
1. Infra estrutura
2. Desafios
3.  Resolução

No mundo dinâmico e de rápido andamento em que vivemos um conceito de negocio e a história associada é tudo que alguém precisa para começar a trabalhar na construção de um negócio. Como primeiros passos, o empreendedor:

1. Monta um conceito para resolver o desafio do empreendimento;
2. Modela uma história que transmite o significado do novo empreendimento; e
3. Prepara uma apresentação com poucos slides que mostra a história e explica o conceito. Os elementos da apresentação são dados na tabela 2.16. Após testar o sumário conceitual e a história o empreendedor tem que esboçar um plano completo do negócio.

A história pode ser contada a todos investidores potenciais ou empregados. O sumário conceitual pode ficar com eles para uma revisão. A apresentação é para ocasiões mais formais com parceiros e aliados. A história, o sumário conceitual e a apresentação devem ser profissionais, originais, provocativos, criativos e, onde possível, customizados. Originalidade refere-se a novidade e atualidade. Provocativo e criativo significam que provocam interesse e são criativos em seu layout ou formato.

Para muitos empreendedores, o sumário executivo do plano de negócios é o que os investidores e os potenciais membros da equipe desejarão revisar. Se os empreendedores puderem reunir os elementos iniciais de um plano de negócios eles poderão escrever um sumário razoável sem precisar completar o plano. Em certo sentido, o sumário executivo é a essência do plano de negócios. Como tal, para muitos empreendimentos novos, é suficiente apenas um pequeno plano de negócios. O sumário executivo consegue chamar a atenção e a imaginação dos leitores, fazendo com que ele queira aprender mais. Quando os leitores terminarem o sumário executivo, eles deverão ter uma boa noção do que o empreendedor está tentando fazer em seu negócio. O sumário executivo não deve ter mais do que três páginas A maioria dos investidores profissionais solicitarão que você o envie por email.  Um sumário executivo define o problema, a solução, o consumidor, a vantagem competitiva e quem irá conduzir os esforços. Este sumário é destinado a transmitir a essência do negócio e chamar o leitor para uma conversação de acompanhamento. O sumário executivo retrata o conteúdo e o propósito do seu negócio. Os elementos do sumário executivo estão listados na tabela 2.17