Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o sétimo artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o primeiro  texto do módulo II – As oportunidades e o sumário empresarial – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo II –
As oportunidades e o sumário empresarial

IDENTIFICAÇÃO DA OPORTUNIDADE

Idéias para um novo empreendimento são fáceis de achar, porém difíceis de avaliar. Uma oportunidade é uma conjugação oportuna e favorável de circunstâncias que fornecem uma grande chance de sucesso para o empreendimento. O empreendedorismo é a identificação e exploração de oportunidades ainda não exploradas. As boas oportunidades são usualmente disfarçadas, razão pela qual a maioria das pessoas não as reconhece. Novas oportunidades são abertas porque os clientes precisam de mudanças ou novas tecnologias que levem a novas formas de realizar uma tarefa. Boas oportunidades também surgem de circunstâncias no emprego ou da experiência. Muitas vezes elas surgem de uma experiência pessoal em uma necessidade ou problema que clama por uma solução. Um exemplo é a necessidade de um fármaco que possa mitigar ou curar os efeitos da AIDS. Este tipo de oportunidade pode ser chamado de oportunidade puxada pelo mercado, dado que o tamanho da oportunidade atrai caçadores de oportunidades para tentar explorá-la [Vesper, 2003].

Outro tipo de oportunidade ocorre na descoberta de uma oportunidade ou recurso que possa ser aplicado em um problema ou necessidade. Um exemplo deste tipo de oportunidade é a descoberta de novas tecnologias como a televisão digital. Este tipo de oportunidade pode ser chamada de capacidade empurrada pela tecnologia, visto que ela flui de uma capacidade ou recurso disponível. Frequentemente estar no ponto certo do empreendimento, no lugar e tempo certos é a fonte de uma boa oportunidade.

Os fundadores de uma nova indústria focam seus esforços na oportunidade puxada pelo mercado para criar inovações rompedoras que levam novos produtos para resolverem problemas significativos. Novas empresas organizacionais e indústrias são fundadas por indivíduos que reconhecem grandes oportunidades como resultado de mudanças tecnológicas. A oportunidade de capacidade empurrada pela tecnologia pode ser igualmente atrativa.

Uma boa oportunidade tem o potencial de criar valores significativos para os consumidores. Outra maneira de descrever uma boa oportunidade é descrever a ansiedade do cliente, que representa a extensão da necessidade de resolver um problema. Uma solução com grande valor é procurada por consumidores que sentem significativa angústia causada pela necessidade.

Consumidores querem uma solução para seus problemas e normalmente não ligam para a tecnologia empregada na mesma. Infelizmente alguns acreditam que o empreendedorismo é uma fonte de grandes idéias tecnológicas. Na realidade o empreendedorismo refere-se realmente à criação de um novo empreendimento para resolver um problema.

Outros novos empreendimentos de sucesso ocorrem junto com mudanças de políticas regulatórias.

Podemos sumarizar as nove categorias de oportunidades conforme nos mostra a tabela 2.1.

O primeiro, e talvez o método mais comum, é aumentar o valor de um produto ou serviço. Isto pode incluir desempenho aperfeiçoado, melhor qualidade ou experiência, acessibilidade aperfeiçoada ou outros valores específicos do produto.

O segundo método busca novas aplicações para recursos ou tecnologias existentes.

O terceiro método concentra-se na criação de um mercado de massa para produtos existentes.

A customização de produtos para indivíduos proporciona uma nova oportunidade para um produto ou tecnologia existente.

A expansão do alcance geográfico ou alcance online permite que um empreendimento aumente seu número de clientes.

A gestão da cadeia de suprimentos é uma poderosa força de aperfeiçoamento.

A convergência de mudança e indústrias proporciona benefícios potenciais para equipes de inovação.

A inovação do negócio e do processo de fabricação manufaturado é uma fonte de oportunidade.

Finalmente, a nona categoria de oportunidades são a escala de crescimento ou de consolidação da indústria. Exemplos de consolidação incluem a remoção de desperdícios e a indústria de aluguel de vídeos. Através de fusões e aquisições uma indústria pode se consolidar atendendo redução de custos e aumento de valor para o consumidor.

Grandes oportunidades estão freqüentemente disfarçadas em problemas de solução difícil. No entanto, como Charles Kettering declarou, “um problema bem definido é um problema meio resolvido.”

Uma vez que um problema é identificado, a solução pode ser deduzida perguntando primeiramente como uma pessoa não forçada resolveria o problema. Começar sem restrições tais como o preço e o limites físicos abre muitas possibilidades. Quando uma boa solução aparentar ser atrativa, ela pode ser freqüentemente arranjada para acomodar restrições razoáveis [Nalebuff, 2003].

A identificação da oportunidade depende de preparação, experiência, competência e um senso afiado de observação. Curiosidade e natureza observadora são necessárias.

Uma maneira de achar uma grande oportunidade é verificar uma descontinuidade na cultura, na sociedade ou nos mercados. A tabela 2.2 descreve exemplos de descontinuidades que levam a uma grande oportunidade. Qualquer oportunidade de negócios específica pode ser representada pelo cubo tridimensional da figura 2.2.

Os empreendedores identificam o cliente, a tecnologia necessária e a aplicação desta tecnologia para criar a solução.