Fonte: Technology Ventures – From Idea to Enterprise, Drof C. R. e Byers H. T.

Este é o terceiro artigo da série Criando EBTs de Sucesso. É o terceiro texto do módulo 1 – O capitalismo e o empreendedor da área de tecnologia – seção I e foi extraído do livro Technology Ventures – From Idea to Enterprise

Seção I – Aborda o início de uma EBT alinhada com pontos vitais para o sucesso
Módulo I –
O capitalismo e o empreendedor da área de tecnologia

O CAPITAL EMPRESARIAL E OS VALORES DE UM EMPREENDIMENTO DE RISCO

Uma medida de capacidade empresarial é o capital empresarial, que pode ser formulado como a combinação de competência empresarial e comprometimento empresarial [Erikson, 2002].

Deste modo dizemos que:

Equação (1.1)

Capital Empresarial =

Competência Empresarial x Comprometimento Empresarial

Ou mais sucintamente

CE = CompE ComproE


Competência Empresarial é a habilidade de:

  1. Reconhecer e prever tirando partido das oportunidades;
  2. Acessar e gerenciar os recursos necessários para tirar a vantagem real da oportunidade.

Comprometimento Empresarial é a dedicação do tempo e energia necessários para levar o empreendimento do início ao funcionamento normal. O capital empresarial reflete a agregação das competências com o comprometimento da equipe empreendedora.

Podemos propor que o valor econômico de um empreendimento de risco é:

Equação (1.2)

Valor Econômico = Oportunidade x Capital Empreendedor

ou

VE = Opp CompE ComproE


O valor econômico de um empreendimento de risco (VE) pode crescer eventualmente para um valor de mercado (VM) depois de um período de T anos do seu começo. Esse crescimento econômico é um sistema complexo, dependente de todas as decisões gerenciais e de liderança, bem como das forças da competição, evolução do mercado e capital intelectual desenvolvido ou atingido durante o período (T).

A alocação do empreendedorismo entre atividades produtivas e improdutivas pode ter grande influência no nível de inovação da empresa e seu capital intelectual e competências, bem como recursos casados ou desperdiçados. As atividades empreendedoras produtivas podem ser sumarizadas como o resultado de uma gestão efetiva e eficiente de gerenciamento, (M). Além disto, podemos representar mudanças no contexto, como recessão ou novas regulamentações governamentais, pelo contexto, (C). Então um modelo quantitativo aproximado para o valor de mercado é:

VM = M C x VE

Substituindo Valor Empresarial da equação 1.2 temos

VM = M x C x Opp x CompE ComproE

Em texto corrido: o valor de mercado esperado de um empreendimento depois de um determinado período será o resultado da acumulação dos valores da gestão, contexto, oportunidade, competência e comprometimento. Todos estes fatores deverão estar fortemente presentes para atingir o sucesso. Empresas que prometem os maiores retornos levam empreendedores a serem atraídos pelas oportunidades que parecem ser as mais brilhantes. Eles avaliam suas habilidades gerenciais, o contexto, a oportunidade, junto com as competências da equipe e seu comprometimento, conduzindo à escolha de um novo empreendimento de risco.